GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL (Resumo 9º Ano)

 

Questões sobre globalização - Exercícios com gabarito

O QUE É GLOBALIZAÇÃO? É o processo de conexão entre as diversas regiões do planeta, possível graças aos meios de transporte e comunicação. Nesse processo, há maior fluxo de pessoas, mercadorias, transações financeiras, informações e trocas culturais entre diferentes povos, nações e culturas.


LEG VI > Charges > Globalização - Site Institucional do Laboratório de  Ensino em Geografia Dizemos que o processo Globalização "tem início" com as grandes navegações, entre os séculos XV e XVII. Embora já existissem relações entre diferentes povos, especialmente nos continentes europeu e asiático, com o desenvolvimento da navegação a Globalização se expande para outros continentes, como América, Oceania e África.


GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA: CAPITALISMO E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

 Na fase comercial (ou mercantil) do Capitalismo, países como Inglaterra, Portugal e Espanha vão estabelecer colônias em diversas partes do globo, especialmente nos continentes americano e africano.

Inicia-se aí um processo de DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, onde cada localidade vai exercer um papel nessa nova economia global. Os países colonizados (como Brasil, e os demais países da América Latina e África) vão fornecer matérias-primas (como alimentos, minérios, e outros recursos naturais), enquanto as metrópoles europeias vão desenvolver a manufatura e a indústria - especialmente a Inglaterra e França, onde se desenvolverá a Revolução Industrial. 

Estuda.com ENEM - O maior site de questões para o ENEM e Vestibulares do  Brasil

Nas demais fases do Capitalismo - fase Industrial e fase Financeira - essa relação desigual entre os países persiste, onde teremos países com economias atrasadas e dependentes, especializadas em bens primários e matérias-primas, enquanto teremos países com economias desenvolvidas, com indústria bem consolidada, e empresas transnacionais espalhadas pelo mundo.

VEJA NO ESQUEMA ABAIXO A EVOLUÇÃO DA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO AO LONGO DAS FASES DO CAPITALISMO:

GEOGRAFIA Newton Almeida: O Que É DIT? 

Essas são as principais características da Globalização no aspecto econômico.

GLOBALIZAÇÃO CULTURAL

 A Globalização não ocorreu apenas na economia, mas também na cultural. Com o contato entre diferentes povos e nações há um contato entre as diferentes culturas, que antes estavam restritas a um espaço geográfico, mas passam a se difundir para outros países.

Pecado da fé: ser cristão e seguir Jesus pode custar a vida nestes países |  Exame Islam Became A 'Problem' In France When Muslims Became French - Worldcrunch 

As religiões passam a ser mais difundidas em diversos países, com a globalização. Com o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, a mensagem religiosa pode ser transmitida a qualquer lugar, e temos a formação de comunidades religiosas que transcendem fronteiras geográficas.

Movimento Hippie: cultura hippie no Brasil e no mundo - Toda Matéria O Punk no Brasil e sua relação com a Ditadura Militar | by Pedro Zuccolotto  | Medium 

Outras manifestações culturais também se expandem com a Globalização, como são o caso de tribos urbanas, como os Hippies e os Punks. Podemos encontrá-los em diferentes países e com diferentes idiomas, mas que partilham das mesmas características culturais, como modo de vestir, gosto musical, filosofias de vida, visões políticas, etc.

ETNOCENTRISMO E MULTICULTURALISMO

Com a Globalização, temos sociedades cada vez mais multiculturais (ou seja, com a presença de diversas culturas e modos de vida). Há muitas pessoas e grupos que vão se opor à isso, com manifestações de preconceito, intolerância e discursos de ódio baseados no Etnocentrismo.

2. Observe a imagem e explique que tipo de etnocentrismo ela expressa e  porque: - Brainly.com.br

Etnocentrismo é quando uma pessoa ou grupo consideram a própria cultura como superior e as demais como inferiores. Ao desprezar culturas e modos de vida diferentes, podem ocorrer situações de perseguição religiosa ou a minorias étnicas, racismo, xenofobia, etc. Posturas etnocêntricas estiveram presentes no processo de colonização da América, África e Oceania, onde os europeus consideravam como "bárbaros, selvagens e atrasados" os povos nativos desses continentes, e buscaram impor a cultura, filosofia e modos de vida europeus nesses lugares. O colonialismo e o imperialismo se fundamentaram em visões etnocêntricas.

Por isso é importante, em um mundo globalizado, defender o Multiculturalismo, que se baseia no respeito às diferentes culturas, e liberdades individuais como a Liberdade Religiosa, Liberdade de Expressão, o respeito às diferenças, e a coexistência pacífica entre os vários grupos humanos.

História – A religião e a cultura – Conexão Escola SME

Qual a sua opinião sobre trabalhar com projetos educativos dentro da  abordagem do Multiculturalismo? – Blog da Rede Anísio Teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GEOPOLÍTICA E A ORDEM MUNDIAL